Quem podem ser os leitores exteriores a convidar?
O leitor exterior pode ser qualquer adulto que não seja aluno da escola: um encarregado de educação, um agente policial da “Escola Segura”, o presidente da Câmara ou da Junta de Freguesia, um médico do posto de saúde, um varredor do lixo, um imigrante, o motorista da camioneta que transporta os alunos...
Que texto deve ser lido?
Tratando-se da celebração do Dia Mundial do Livro Infantil, sugere-se a leitura de um excerto de uma obra de literatura infantil, de preferência, de uma obra que tenha um significado especial para o leitor. Porém, como o objectivo último é promover a leitura, pode ser seleccionado qualquer outro tipo de texto literário ou não literário.
O que se espera dos leitores exteriores?
Além da leitura do texto em voz alta (10 a 20 minutos), o convidado poderá justificar a sua escolha, conversar com os alunos sobre a leitura efectuada ou sobre o papel da leitura na sua vida. No total, a actividade não deverá ultrapassar os 45 minutos.
Os convites aos leitores exteriores à escola são feitos em nome de quem?
O Projecto Ler Consigo foi lançado pela APP e a APP desenvolverá diligências no sentido de o divulgar junto das escolas e da sociedade em geral. No entanto, uma actividade desenvolvida dentro da escola terá de ser organizada pela escola e os convites terão de ser feitos em nome da escola. Naturalmente, sugerimos às escolas que refiram que se trata de um projecto da iniciativa da APP e que utilizem a declaração da APP sobre o projecto.
Onde é que a sessão de leitura deve decorrer?
Se uma escola convida uma pessoa do exterior a vir ler um texto aos alunos deveria aproveitar plenamente a actividade em prol das aprendizagens que os alunos efectuam. Julgamos, por isso, mais pertinente que a sessão decorra na sala de aula, idealmente no horário normal da aula de Língua Portuguesa. O professor poderia aproveitar a sessão de leitura para propor aos alunos que também lessem um texto à pessoa convidada.
Quem escolhe o aluno leitor?
O aluno leitor poderá ser escolhido pelo professor ou por toda a turma (alunos e professor). A sugestão da APP é a seguinte: o professor explica o projecto, pergunta quem está disponível e promove, nas aulas, sessões de leitura em voz alta diante da turma (o texto deve ser escolhido pelo aluno). Após uma avaliação formativa é repetida a leitura pelos melhores leitores e a turma escolhe o aluno que considerar o seu melhor representante para este fim.
Como é que a APP apoia uma escola que deseje desenvolver este projecto?
A APP disponibiliza, para impressão, uma declaração apoiando a realização destas visitas e explanando os princípios básicos do Projecto Ler Consigo. A APP não se pode comprometer a visitar ou apoiar logística ou financeiramente as escolas participantes.
De Renato Duarte a 18 de Janeiro de 2012 às 11:05
Bom dia,
O meu nome é Renato Duarte, sou repórter da Renascença e gostaria de fazer uma reportagem sobre o projecto Ler Consigo.
Com quem posso falar para obter mais informações? Seria óptimo se me pudessem ajudar.
Aguardo resposta,
Muito obrigado.
Renato Duarte
Locutor/Repórter RR
Rua Ivens, 14
1249-108 Lisboa
Tlm. 91 479 41 25
Tlf. 213 239 297
Comentar post