
1. Preparação
A APP forneceu a informação necessária à consecução do projecto. É de referir, também, a disponibilização do fórum que muito ajudou os professores envolvidos.
A preparação do acontecimento, em si, foi feita pela professora e pela turma. Foram os alunos que optaram pela escolha do encarregado de educação, que acabou por ser seleccionado pela professora.
O encarregado de educação teve completa liberdade de escolha quanto ao tema/livro a abordar.
Os alunos, esses, empolgaram-se em preparar a sua vinda, desde a disposição da sala, à escolha do livro a ler e à preparação das perguntas a fazer. Inicialmente optara-se pela leitura de alguns excertos do livro
História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a Voar, no entanto, e à medida que se ia avançando com a preparação do projecto surgiu outra ideia que conseguiu sobrepor a inicial. Foi pedido a todos os alunos que escrevessem um parágrafo sobre o que era para eles a leitura. Depois de todos os trabalhos recolhidos, foi nomeado um aluno para escrever um texto, baseado nessa recolha, que ilustrasse o que a turma sentia. O resultado foi melhor que o previsto… “Ler é Crescer” superou as nossas expectativas e foi distribuído por alguns alunos que o leram ao nosso convidado!
2. A sessão
A sessão, propriamente dita, decorreu numa sala de aula, embora a disposição tenha sido alterada de forma a tornar a leitura mais acolhedora.
Começou-se com a leitura do texto “Ler é Crescer!”, lendo cada aluno um parágrafo. De seguida, o convidado fez uma breve apresentação e resumo do livro que ia ler,
Os Filhos da Droga.
Como os alunos já tinham conhecimento do tema que iria ser abordado, o debate fluiu bem. O debate foi, aliás, o ponto alto pois provou que os alunos tinham estado com atenção e interesse. Sendo crianças do 5º ano, temia que se perdessem um pouco com a leitura e que, quando chegasse a altura das perguntas colocassem apenas as que tinham preparado na aula. No entanto, verifiquei com agrado que tal não se aconteceu pois várias questões foram colocadas, todas elas pertinentes.
A sessão teve suporte fotográfico e também a comparência de um jornalista do Jornal de Sintra. Tentou-se fazer uma gravação com o computador mas o resultado não foi o melhor, pelo que para a próxima tentar-se-á melhorar este aspecto.
3. No futuro…
É continuar com estes projectos